Ficha Técnica Macromedia Fireworks
Macromedia Fireworks MX é a solução para produção e projetos gráficos profissionais na Web. Podemos usar o Fireworks para criar, editar e animar imagens gráficas na Web, adicionar interatividade avançada e otimizar imagens em um ambiente profissional.
Ficha Técnica
Carga horária média: 22 horas
Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer o Windows e saber navegar na Internet. É também recomendável que tenha noções da linguagem de programação para a Web, HTML.
A quem se destina: O curso de Fireworks destina-se a pessoas que trabalham ou que pretendem trabalhar com designer para a Web, ou seja, montar sites para a Internet. Essa é uma das profissões que mais crescem hoje em dia, empregando muitos profissionais na área.
Objetivo: O objetivo do curso é preparar o aluno para utilizar a maioria dos recursos disponíveis no Fireworks, habilitando-o a montar páginas e sites para a Internet, de forma fácil e eficiente, sem programação.
Conteúdo do curso:
Atividade 01 – Introdução ao Ambiente do Fireworks: o aluno conhecerá o ambiente de trabalho do Fireworks com seus menus, ferramentas e modos de visualização.
Atividade 02 – Edição de Bitmaps: nesta aula o aluno aprenderá a usar algumas ferramentas de tratamento de imagens bitmap, como fotografias.
Atividade 03 – Usando Ferramentas Vetoriais: os objetos vetoriais podem ser desmontados e movidos, modificados ou mesmo apagados facilmente. E é isso que o aluno aprende nesta aula.
Atividade 04 – Trabalhando com Camadas: as camadas são como folhas de papel vegetal separadas, umas sobre as outras, onde você pode criar e guardar objetos. As camadas podem ser muito úteis para organizar seu trabalho de criação no Fireworks ao trabalhar com layouts complexos.
Atividade 05 – Trabalhando com Textos: nesta atividade o aluno aprende a digitar e alterar as propriedades de textos através do inspetor de propriedades do Fireworks. E para enriquecer a aula, também aprende importar textos, anexar textos em traçados e até transformar os próprios textos em traçados.
Atividade 06 – Técnicas Avançadas: as técnicas avançadas explicadas nesta lição consistem em distorcer e inclinar objetos, alterar e combinar traçados.
Atividade 07 – Criando Botões: no Macromedia Fireworks MX, é possível criar uma série de botões de maneira bem simples. E ainda vamos usar muito os botões ao desenvolver páginas web, pois eles são itens fundamentais para deixar a página interativa.
Atividade 08 – Fatias e Pontos Ativos: utilizando fatias e pontos ativos damos ainda mais interatividade às páginas Web. Nesta atividade falaremos de fatias e pontos ativos e aprenderemos a usar as ferramentas referentes a esse tipo de trabalho.
Atividade 09 – Otimizando e Exportando: a exportação de gráficos para uso na Web é um processo com duas etapas: otimização e exportação. A otimização de gráficos assegura o balanço correto entre cor, compressão e qualidade. Depois de finalizar as configurações de otimização de um gráfico, ele está pronto para a exportação.
Atividade 10 – Criando Animações: gráficos animados proporcionam um visual sofisticado e emocionante a um site da Web. No Fireworks é possível criar gráficos animados com faixas de propaganda, logotipos e desenhos animados.
Atividade 11 – Máscaras e Menus Pop-ups: as máscaras ocultam ou mostram partes de um objeto ou imagem. As técnicas de mascaramento possibilitam a aplicação de vários tipos de efeitos criativos a objetos. Os menus pop-ups são aqueles que se exibem no navegador quando posicionamos o mouse sobre um objeto ou damos um clique sobre ele.Nesta atividade vamos criar menus pop-ups usando um assistente de criação para facilitar o trabalho e aplicaremos vários tipos de máscaras.
Atividade 12 – Edição de Bitmaps: a partir desta atividade, o aluno começa a trabalhar na criação de um web site completo de uma loja de animais, com um catálogo virtual para pedido de produtos, informações sobre raças e cuidados com animais de estimação. O primeiro passo será a edição de arquivos bitmaps para tratar imagens que farão parte do web site.
Atividade 13 – Usando Ferramentas Vetoriais: na atividade 3 o aluno aprendeu a usar as ferramentas vetoriais e muitas de suas propriedades, agora vai aproveitar esses conhecimentos para criar um desenho bem bonito, que servirá de logomarca para o site que está montando.
Atividade 14 – Trabalhando com Camadas: o aluno sabe criar, utilizar e excluir camadas, mas, nesta atividade, vai ver como isso tudo funciona na prática, preparando o layout do web site.
Atividade 15 – Trabalhando com Textos: nesta aula o aluno aplica seus conhecimentos sobre textos para continuar a criação das páginas web onde está trabalhando.
Atividade 16 – Técnicas Avançadas: nesta atividade o aluno usa seus conhecimentos adquiridos na atividade 6 para criar um banner para o site Fazenda Mineira.
Atividade 17 – Criando Botões: nesta atividade o aluno reforça seus conhecimentos sobre a criação de botões, trocando os botões que estão no web site Casinha de Cachorro por botões com interatividade.
Atividade 18 – Fatias e Pontos Ativos: nesta atividade o aluno usa fatias para criar interatividade em uma página de seu site. Vinculando as imagens a páginas web diferentes, o aluno cria um catálogo virtual, onde o visitante poderá clicar nas imagens pequenas e ter detalhes sobre cada um dos produtos.
Atividade 19 – Criando Animações: nesta atividade o aluno cria animações para as páginas web que já começou a montar.
Atividade 20 – Máscaras e Menus Pop-ups: utilizando máscaras o aluno vai montar a página de fotos de seu web site de maneira bem criativa.
Atividade 21 – Otimizando e Exportando: com os web sites criados durante o curso de Fireworks praticamente prontos, o aluno vai otimizá-los, para assegurar o balanço correto entre cor, compressão e qualidade e depois exportá-los para o formato htm.
Atividade 22 – Integração com o Macromedia Dreamweaver MX: aqui o aluno aprenderá sobre os recursos de integração sofisticados que o Fireworks oferece para trabalharmos com o Macromedia Dreamweaver e Macromedia Fireworks de maneira intercambiável. Aprenderá brevemente sobre a integração entre o Fireworks e o Dreamweaver, abrindo e editando os documentos que criamos neste curso no Dreamweaver.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.